1 de maio de 2019

As Grutas de Mira de Aire

Portugal tem locais surpreendentes e de uma beleza ímpar e estive recentemente num deles. Já lá tinha estado há muitos anos mas as recordações que tinha não eram exactas. Assim, foi com admiração e uma inegável curiosidade que visitei as Grutas de Mira de Aire, das quais hoje trago fotografias e vos falo um pouco.
 
Até 1947 não se conhecia a sua existência quando 4 habitantes locais encontraram uma passagem e desceram até à gruta. Levaria, contudo, bastante tempo até as grutas serem abertas ao público, o que aconteceu somente em 1974. Neste momento são já mais de 11.500 metros conhecidos, embora a visita se detenha nos 600 metros.
 
Cá fora existe um espaço de lazer e alguns animais. Está também localizada a entrada da gruta, o algar ou seja, a abertura por onde desceram os descobridores.
 




A visita não necessita de marcação. Chegados ao local, é só comprar o bilhete e esperar que a próxima visita se inicie. Esta começa por um pequeno filme projectado numa sala, onde o grupo de visitantes é convidado a entrar para assistir a um pequeno filme explicativo. Nele, são dadas informações acerca da descoberta da gruta, da sua formação e composição, para além de curiosidades geográficas da região onde se insere. Depois passamos para a visita propriamente dita onde somos guiados por entre câmaras e corredores surpreendentes, sempre tendo como guia alguém que vai explicando as variadas formações rochosas e onde descemos cerca de 110 metros distribuídos ao longo da visita, o que acaba por não ser assim tanto nem custar a percorrer. Os degraus são seguros, existem corrimões mas convém levar um calçado adequado que não escorregue. Dentro das grutas, claro que o ar é húmido mas a temperatura é agradável, contrariamente ao suposto.
 





 
Para além do aspecto didático da visita, há também a componente lúdica,  pois as grutas contam com iluminação, jogos de luzes, e mais para o final do percurso vemos até repuxos de água, o que em nada prejudica a sensibilização e conhecimento transmitidos.
 
A saída é feita por elevadores  e temos ainda uma mostra de rochas do local.
 

 
 
As Grutas de Mira de Aire são desde 2010 consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Estão localizadas em Mira de Aire, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, concelho de Porto de Mós no distrito de Leiria.
 
Coordenadas GPS  N 39º32.423' W 8º42.260'
 
Informação de horários e tarifário aqui
Mais informações aqui.
 
Digam-me, ficaram com curiosidade em conhecer? E quem já lá foi, o que achou?

 
 

4 comentários:

  1. Que lugar lindo para conhecer, confesso que não conhecia
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Também lá fui há pouco tempo, gostei imenso!
    Só não gostei nada daquela última parte com repuxos e luzes, depois daquela natureza incrível achei piroso haha

    By Joana Lino

    ResponderEliminar
  3. Sim, muitas pessoas reparam nisso. Mas é só um apontamento, coisa pouca. Beijinhos

    ResponderEliminar