Portugal tem locais surpreendentes e de uma beleza ímpar e estive recentemente num deles. Já lá tinha estado há muitos anos mas as recordações que tinha não eram exactas. Assim, foi com admiração e uma inegável curiosidade que visitei as Grutas de Mira de Aire, das quais hoje trago fotografias e vos falo um pouco.
Até 1947 não se conhecia a sua existência quando 4 habitantes locais encontraram uma passagem e desceram até à gruta. Levaria, contudo, bastante tempo até as grutas serem abertas ao público, o que aconteceu somente em 1974. Neste momento são já mais de 11.500 metros conhecidos, embora a visita se detenha nos 600 metros.
Cá fora existe um espaço de lazer e alguns animais. Está também localizada a entrada da gruta, o algar ou seja, a abertura por onde desceram os descobridores.
A visita não necessita de marcação. Chegados ao local, é só comprar o bilhete e esperar que a próxima visita se inicie. Esta começa por um pequeno filme projectado numa sala, onde o grupo de visitantes é convidado a entrar para assistir a um pequeno filme explicativo. Nele, são dadas informações acerca da descoberta da gruta, da sua formação e composição, para além de curiosidades geográficas da região onde se insere. Depois passamos para a visita propriamente dita onde somos guiados por entre câmaras e corredores surpreendentes, sempre tendo como guia alguém que vai explicando as variadas formações rochosas e onde descemos cerca de 110 metros distribuídos ao longo da visita, o que acaba por não ser assim tanto nem custar a percorrer. Os degraus são seguros, existem corrimões mas convém levar um calçado adequado que não escorregue. Dentro das grutas, claro que o ar é húmido mas a temperatura é agradável, contrariamente ao suposto.
Para além do aspecto didático da visita, há também a componente lúdica, pois as grutas contam com iluminação, jogos de luzes, e mais para o final do percurso vemos até repuxos de água, o que em nada prejudica a sensibilização e conhecimento transmitidos.
A saída é feita por elevadores e temos ainda uma mostra de rochas do local.
As Grutas de Mira de Aire são desde 2010 consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Estão localizadas em Mira de Aire, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, concelho de Porto de Mós no distrito de Leiria.
Coordenadas GPS N 39º32.423' W 8º42.260'
Informação de horários e tarifário aqui
Mais informações aqui.
Digam-me, ficaram com curiosidade em conhecer? E quem já lá foi, o que achou?
Que lugar lindo para conhecer, confesso que não conhecia
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Vale bem a visita. Beijinhos
ResponderEliminarTambém lá fui há pouco tempo, gostei imenso!
ResponderEliminarSó não gostei nada daquela última parte com repuxos e luzes, depois daquela natureza incrível achei piroso haha
By Joana Lino ♡
Sim, muitas pessoas reparam nisso. Mas é só um apontamento, coisa pouca. Beijinhos
ResponderEliminar