7 de maio de 2019

Almourol

Quando falamos do Castelo de Almourol referimo-nos inevitavelmente a uma parte da história de Portugal muito rica em acontecimentos. Muitas vezes associado à Ordem dos Templários, já existia aqui uma fortificação aquando da passagem de povos mais antigos. De todos, os Romanos e os Árabes são talvez os mais marcantes.

Quando D. Afonso Henriques conquistou estas terras ao Mouros em 1129, o castelo tinha o nome de Almorolan, tendo o rei  feito a entrega do castelo e território envolvente à Ordem dos Templários, que eram nessa altura responsáveis pela defesa e repovoamento do território compreendido entre o Mondego e o Tejo. Os Templários acrescentaram algumas alterações e tornaram-no assim, um refugio de caracter militar em plena Época Medieval.





Entretanto os Templários foram extintos e em seu lugar a Ordem de Cristo viria a ter um papel fundamental na dinamização do Castelo e de toda aquela área em ambas as margens do rio. Mais tarde, viria o declínio pois em termos estratégicos esta zona perdeu alguma importância.

Sabe-se que no  século XIX existiram novamente alterações, de acordo com os padrões estéticos da época o que significa que o Castelo de Almourol estará bastante diferente em termos visuais, quando comparado com os primórdios da sua fundação.


 
Quando cheguei a Almourol para visitar o castelo, este já estava fechado, pelo que apenas pude tirar fotografias do seu exterior.
 
Situado numa elevação de granito, a cerca de 18 metros do nível das águas do rio, é um monumento imponente, um dos mais bonitos castelos de Portugal. Ali mesmo, no meio do rio foi impossível ficar indiferente perante a calma das águas e um incrível final de tarde onde o sol tornava tudo mais dourado e a temperatura da Primavera possibilitou um agradável descanso.  





Localização
 
O Castelo de Almourol está situado numa ilhota no meio do Tejo, na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém.
 
Fica no centro do país  e as suas coordenadas são:

GPS: N 39 27.714' W 008 23.044' 
 

Se quiserem mais informações, acerca de horários e custos das visitas podem ver aqui.
 
E resta-me perguntar: já visitaram o Castelo de Almourol? Ficaram com vontade de conhecer?

6 comentários:

  1. É tão bonito <3
    Desde pequena que gosto muito de visitar castelos e este está, sem dúvida alguma, no topo da minha lista!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei o Castelo de Almourol, mas fiquei com imensa vontade! Está num sitio lindo *.*

    Obrigada pela partilha e beijinhos grandes ^^
    O blog da Mó | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  3. Mó quando poder visite, é muito lindo mesmo. Beijinhos

    ResponderEliminar