29 de março de 2019

Um miradouro que é um monumento

Lisboa tem imensos miradouros - lugares de onde se pode apreciar a cidade lá bem do alto. Uns derivam do próprio relevo geográfico mas outros foram propositadamente construídos a pensar na possibilidade de ver melhor a paisagem urbana. 
 
Estive num monumento emblemático da cidade de Lisboa onde o seu miradouro proporciona uma vista incrível e é a partir deste lugar que hoje trago fotografias.
 

O Padrão dos Descobrimentos tem uma história curiosa. Na verdade, o primeiro foi construído  em materiais menos resistentes, para a grande Exposição do Mundo Português que teve lugar em 1940. Cotinnelli Telmo e Leopoldo de Almeida foram os seus autores e idealizaram um monumento onde as principais figuras responsáveis pela expansão marítima foram retratados com imensos pormenores. A própria estrutura simboliza uma caravela onde o Infante D. Henrique está à proa com uma caravela menor nas mãos seguido por muitas outras personalidades que tiveram o maior destaque na história marítima portuguesa.
 
A curiosidade é que o que vemos hoje foi mandado contruir à semelhança do original mas desta vez em materiais resistentes e pedra de qualidade.  Em 1960 e após 500 anos da morte do Infante D. Henrique é finalmente inaugurado o Padrão dos Descobrimentos mas ainda assim viria a ser alterado o seu interior e desde 1985, sob um projecto do arquitecto Fernando Ramalho, podemos subir e admirar a paisagem envolvente.


Um elevador traz-nos até 56 metros de altura e a vista é deslumbrante.

A marina






O rio Tejo


Um restaurante num lago artificial


O Tejo e a outra margem


O Mosteiro dos Jerónimos

Daqui consegue-se ver perfeitamente a Rosa dos Ventos embutida no passeio frente à entrada do Padrão dos Descobrimentos. Nela estão traçadas as principais rotas marítimas da expansão Portuguesa.

A famosa Rosa dos Ventos



Pensar que foi daqui, do estuário do Tejo que partiram muitas caravelas rumo a um mar que à época seria em grande medida um território totalmente desconhecido faz-nos pensar no quanto este rio terá já visto. Despedidas, sonhos e desejo de aventura... tudo isto há mais de 500 anos.

Padrão dos Descobrimentos
Av. Brasília 1400-038 Lisboa
Tel. 21 303 1950





 

6 comentários:

  1. Que fotos maravilhosas!

    Já visitei tanta coisa e Lisboa e curiosamente nunca entrei no Padrão dos Descobrimentos! Tenho de visitar um dia destes!

    A última vez que aí estive, visitei o Museu da Electricidade e o MAAT, que tinham entradas grátis nesse dia :)

    Beijinho e bom fim de semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. É engraçado porque eu também nunca tinha lá ido. Nunca tinha calhado, acho eu. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que paisagem e fotografias lindas!

    Confesso que ainda não explorei o Padrão dos Descobrimentos tanto quanto gostaria, mas espero fazê-lo em breve!

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  4. Vamos muitas vezes passear, ou andar de bicicleta por ai, mas nunca lá fui, e quero muito ir!!

    As fotos estão fantásticas, realmente temos um pais extraordinário!!!

    ResponderEliminar
  5. E se forem aos domingos até às 14h, a entrada é grátis.

    ResponderEliminar