30 de janeiro de 2019

Leituras improváveis

Quem conhece os meus gostos literários pode ficar admirado se eu disser que li um romance de amor, mais concretamente O Diário da Nossa Paixão. Porque as minhas preferências recaem essencialmente sobre obras não-ficcionais ou de análise, romances de mistério ou policiais. Só que, de vez em quanto, há que sair da zona de conforto e aventurar-me, nem que seja em algo simples e que não irá propriamente alterar o percurso normal dos acontecimentos. 
 
Isto tudo para explicar que este livro veio parar às minhas mãos quase por acaso e ainda hesitei, mas como me apetecia distrair a mente com uma leitura mais ligeira, tomei-o emprestado.
 
E que dizer? O nome de Nicholas Sparks é sobejamente conhecido, os seus livros são um fenómeno de vendas e muitos foram, inclusivamente,  adaptados ao cinema.
 
O que achei do livro
 
Com uma linguagem simples e muito clara, permite-nos acompanhar facilmente a narrativa e construir cenários na nossa imaginação. Mas, para além de tudo, leva-nos a questionar as nossas escolhas, os nossos impulsos, as atitudes que tomamos para a vida.
 
Nicholas Sparks

 
A história (sem spoiler)
 
Basicamente conta a história de amor entre Allie e Noah, do seu namoro breve na adolescência ao reencontro na idade adulta, depois de 14 anos de afastamento. As dúvidas, os preconceitos entre classes sociais distintas, o atravessar dos anos e a aceitação do outro, tudo abordado neste romance que já encantou milhares de leitores em todo o mundo. 
 
No original The Notebook, esta obra foi adaptada ao cinema num filme lançado em 2004 sob a direção de Nick Cassavetes. Como nunca o vi, fui espreitar o trailer e  achei interessante. Vou ficar atenta, a ver se passa na televisão.
 
Alguém já leu este livro? O que acharam da história?


2 comentários:

  1. Eu nunca li nada dele mas vi este filme e "As palavras que nunca te direi " e chorei, chorei e chorei, especialmente com este último!!!

    ResponderEliminar
  2. Vi o filme "As palavras que nunca te direi ". E penso que não vi mais nenhum baseado em livros deste autor. Beijinhos

    ResponderEliminar