20 de novembro de 2018

A Fonte

Situa-se na Alameda D. Afonso Henriques, na freguesia do Areeiro em plena Lisboa. Deram-lhe o nome de Fonte Monumental da Alameda mas tornou-se popularmente conhecida como Fonte Luminosa e é um monumento de uma grandiosidade ímpar cuja inauguração em 1948 pretendeu celebrar o abastecimento regular de água a toda a zona oriental da cidade.
Talvez um pouco esquecida a nível turístico, esta obra projetada pelos irmão Rebello de Andrade nem sempre se encontra em pleno funcionamento, uma vez que a manutenção se torna muito dispendiosa.  Está preparada para funcionar com um jogo de luzes e de água que a torna incrivelmente bela e que facilmente se poderia  transformar num ex-libris da capital, à semelhança da Fonte de Trevi em Roma.
 
É composta por um grande lago e dois níveis de queda de água que com o auxilio de um potente sistema eléctrico a bombeia em circuito fechado.
 
Lisboa
 
No centro do lago vemos uma figura equestre segurando uma caravela, ladeado por quatro tágides, as fantásticas ninfas do Tejo, criaturas mitológicas descritas por Camões na sua obra Os Lusíadas.

Lisboa



Lisboa

Lisboa

Lisboa

Lisboa

O miradouro que existe ao cimo deste monumento proporcionou uma vista muito bela sobre a Alameda neste fim de tarde onde o sol se escondia para lá do horizonte.

Lisboa

Este é um dos pontos de  Lisboa do qual eu gosto especialmente. Como referi, é pena que seja frequentemente esquecida, não pelos Lisboetas, que tenho a certeza que admiram a sua Fonte Luminosa, mas a um nível mais geral. Eu compreendo que a manutenção seja dispendiosa para a colocar em funcionamento pleno e permanente, mas talvez se tornasse rentável com algum tipo de parceria, pois motivos de interesse não faltam para a pôr a brilhar de novo. Por agora contentemo-nos em aprecia-la em funcionamento parcial ou em ocasiões especiais quando a Câmara abre as suas portas e permite aos visitantes descobrir os "segredos" do seu funcionamento em datas anunciadas previamente.

12 comentários:

  1. É realmente um pena, a fonte é lindíssima e cheia de imensos pormenores!!!

    Concordo com a parceria, até às vezes com os cursos de restauro, seria bom para todos!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Podia ser a nossa Fonte de Trevi. Até tem à volta muito mais espaço do que a de Roma. É uma pena estar sub aproveitada.

    ResponderEliminar
  3. Estou encantada com essa fonte fez belíssimas imagens!
    Uma pena que esteja de esquecida!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderEliminar
  4. É um espaço da minha cidade muito belo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A fonte é realmente linda! Beijinhos, uma excelente semana

    ResponderEliminar
  6. Com um óptimo espaço de lazer à volta. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me que há muitos anos os GNR deram lá um concerto. Pena estar um pouco esquecida pelos lisboetas.

    ResponderEliminar
  8. Li algures que este ano o vídeo mapping de Natal em vez de ser na Praça do Comércio vai ser ali. Haja esperança na reabilitação das memórias.

    ResponderEliminar
  9. Já passei várias vezes por ela, a minha escola de costura é la perto, mas ainda não a fui ver de perto, mas é muito linda, muito mesmo. 😊

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  10. Então vá ver, que vale bem o desvio de percurso. E agora na época de Natal é capaz de estar mais tempo ligada no nível máximo, também tenho que ir ver à noite.

    ResponderEliminar
  11. É uma fonte linda, magnífica mesmo! já não visito há tanto tempo! Quando morava em Lisboa e por aí passava, deitava sempre um "olhito" :)

    Beijinho grande e bom fim de semana <3

    ResponderEliminar
  12. A ver se passo lá à noite. Nesta época de Natal vai estar ligada. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar