Situa-se na Alameda D. Afonso Henriques, na freguesia do Areeiro em plena Lisboa. Deram-lhe o nome de Fonte Monumental da Alameda mas tornou-se popularmente conhecida como Fonte Luminosa e é um monumento de uma grandiosidade ímpar cuja inauguração em 1948 pretendeu celebrar o abastecimento regular de água a toda a zona oriental da cidade.
Talvez um pouco esquecida a nível turístico, esta obra projetada pelos irmão Rebello de Andrade nem sempre se encontra em pleno funcionamento, uma vez que a manutenção se torna muito dispendiosa. Está preparada para funcionar com um jogo de luzes e de água que a torna incrivelmente bela e que facilmente se poderia transformar num ex-libris da capital, à semelhança da Fonte de Trevi em Roma.
É composta por um grande lago e dois níveis de queda de água que com o auxilio de um potente sistema eléctrico a bombeia em circuito fechado.
No centro do lago vemos uma figura equestre segurando uma caravela, ladeado por quatro tágides, as fantásticas ninfas do Tejo, criaturas mitológicas descritas por Camões na sua obra Os Lusíadas.
O miradouro que existe ao cimo deste monumento proporcionou uma vista muito bela sobre a Alameda neste fim de tarde onde o sol se escondia para lá do horizonte.
Este é um dos pontos de Lisboa do qual eu gosto especialmente. Como referi, é pena que seja frequentemente esquecida, não pelos Lisboetas, que tenho a certeza que admiram a sua Fonte Luminosa, mas a um nível mais geral. Eu compreendo que a manutenção seja dispendiosa para a colocar em funcionamento pleno e permanente, mas talvez se tornasse rentável com algum tipo de parceria, pois motivos de interesse não faltam para a pôr a brilhar de novo. Por agora contentemo-nos em aprecia-la em funcionamento parcial ou em ocasiões especiais quando a Câmara abre as suas portas e permite aos visitantes descobrir os "segredos" do seu funcionamento em datas anunciadas previamente.
É realmente um pena, a fonte é lindíssima e cheia de imensos pormenores!!!
ResponderEliminarConcordo com a parceria, até às vezes com os cursos de restauro, seria bom para todos!!
Bjs
Podia ser a nossa Fonte de Trevi. Até tem à volta muito mais espaço do que a de Roma. É uma pena estar sub aproveitada.
ResponderEliminarEstou encantada com essa fonte fez belíssimas imagens!
ResponderEliminarUma pena que esteja de esquecida!
Beijos
www.silalmeida.com
É um espaço da minha cidade muito belo. Beijinhos
ResponderEliminarA fonte é realmente linda! Beijinhos, uma excelente semana
ResponderEliminarCom um óptimo espaço de lazer à volta. Beijinhos
ResponderEliminarLembro-me que há muitos anos os GNR deram lá um concerto. Pena estar um pouco esquecida pelos lisboetas.
ResponderEliminarLi algures que este ano o vídeo mapping de Natal em vez de ser na Praça do Comércio vai ser ali. Haja esperança na reabilitação das memórias.
ResponderEliminarJá passei várias vezes por ela, a minha escola de costura é la perto, mas ainda não a fui ver de perto, mas é muito linda, muito mesmo. 😊
ResponderEliminarMRS. MARGOT
Então vá ver, que vale bem o desvio de percurso. E agora na época de Natal é capaz de estar mais tempo ligada no nível máximo, também tenho que ir ver à noite.
ResponderEliminarÉ uma fonte linda, magnífica mesmo! já não visito há tanto tempo! Quando morava em Lisboa e por aí passava, deitava sempre um "olhito" :)
ResponderEliminarBeijinho grande e bom fim de semana <3
A ver se passo lá à noite. Nesta época de Natal vai estar ligada. Beijinhos e bom fim de semana.
ResponderEliminar