E continuando sobre a zona interior do Baixo Alentejo, hoje a visita é ao Pulo do Lobo. Situado no Parque Natural do Vale do Guadiana, trata-se de uma queda de água com cerca de 20 metros numa zona bastante acidentada e entre rochas. O nome deve-se ao facto de se tratar de uma zona do rio tão estreita que, acredita-se, um lobo facilmente saltaria entre margens, de uma só vez.
Existem duas formas possíveis de lá chegar, mas uma delas é mais confusa para descrever e tem o acesso mais difícil. A melhor é seguindo pela estrada que liga Beja a Mértola, entrando na aldeia da Amendoeira da Serra. O percurso está devidamente assinalado e facilmente se chega à entrada da herdade com o mesmo nome que, sendo particular, permite transpor os seus portões, pedindo-se apenas que se proceda ao fecho dos mesmos. A caminhada ainda é longa, se feita a pé. De transporte, apenas terá que se manter muita atenção e reduzir a velocidade ao mínimo possível.
Aconselha-se o uso de calçado apropriado, uma vez que o terreno é bastante acidentado, embora existam passadiços.
Nunca lá fui no inverno, mas acredito que será a melhor altura, pois as suas águas ficam definitivamente revoltas, devido ao maior caudal. É, de qualquer das formas, um exemplo único de uma construção natural e esmagadora.
Vale imenso a visita, sem dúvida!
Adorava visitar!
ResponderEliminarBeijinhos,
Yellow Rain
Vale mesmo a pena! Beijinhhos
ResponderEliminarO sítio é super lindo!
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Olivia, é mesmo! Beijinhos
ResponderEliminarQue belo lugar.
ResponderEliminarPrazer em conhecer seu blog.
janicce.
Obrigada pela visita Janicce. Irei também visitá-la. Beijinhos
ResponderEliminarJá tinha ouvido falar, se não me engano, mas nunca visitei!
ResponderEliminarAdorei as fotos, é lindíssimo. Tenho de visitar, definitivamente!
Beijinho e resto de uma boa semana <3
http://demantanosofa.blogspot.com/
Obrigada Carla. Amanhã publico o último post desta triologia. Mais um lugar espectacular para conhecer no Baixo Alentejo. Beijinhos
ResponderEliminarAs fotos dos posts dos caminhos do Alentejo convidam mesmo a um passeio. Gostei principalmente do Pulo do Lobo.
ResponderEliminarAgradeço-te teres passado no meu blog e vim também visitar o teu :)
boa semana
margarida
Olá Margarida, muito obrigada pela visita.
ResponderEliminarBeijinhos