3 de junho de 2018

Entre o Penedo e Colares

Já sabem como gosto de vos trazer imagens de recantos deste meu país. E mesmo aqueles locais que estão mais perto e por onde caminhei inúmeras vezes, ganham uma nova cor quando são percorridos com a atenção de quem tenta captar a essência.
 
Fui a Colares a pretexto de beber um café. E de fotografar. O dia estava luminoso embora por vezes com o céu encoberto... nada de mais natural neste lado da serra de Sintra.
 
Quando se chega à Várzea de Colares é fácil reparar nas setas que indicam uma pequena rua que sobe para a aldeia do Penedo Começa aqui a nossa pequena tour. Subimos então, passamos todo o casario por onde se prolonga Colares propriamente dito e chegamos ao Penedo.

Nomeada em 2017 para as "7 Maravilhas de Portugal"  na categoria Aldeias, o Penedo situa-se no meio da vegetação e regista neste momento uma procura turística emergente. As suas casas estão na maioria restauradas e muitas tornaram-se alojamento local, o que faz com que seja fácil cruzarmo-nos com famílias estrangeiras que circulam por ali a pé.

Sintra





Existem duas ruas principais que fazem o trajeto Penedo-Colares e vice versa, pelo que é sempre fácil encontrar o caminho de volta.



Sintra

Em Colares descemos a Serra devagarinho...
 






 
 
... até chegarmos à zona mais baixa, a Várzea de Colares, atravessada pelo rio Maçãs, o mesmo que dá nome à praia onde desagua.




Sintra
 
Noutro tempo, Colares  chegou a ser sede de concelho e é povoada pelo menos desde o tempo dos Romanos. É uma região essencialmente agrícola e vinícola, sendo a Adega Regional de Colares a mais antiga adega cooperativa do país.

Espero que estas fotografias tenham despertado a curiosidade de quem não conhece e promovam a vossa visita. Quem conhece gostaria de acrescentar algo? Deixem as vossas sugestões na caixa de comentários.

10 comentários:

  1. retribuindo a visita em meu blog www.janeisatomas.com.br fiquei curiosa sobre Colares e não a conheço. Onde fica, no norte do país?
    Beijos!
    Janeisa

    ResponderEliminar
  2. Olá Janeísa, que bom que veio! Colares fica mais para sul, a cerca de 40 km de Lisboa, e embora esteja inserida na Serra de Sintra, tem praia a 5 km.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Adorei, as fotos são magnificas :)
    Nunca lá fui mas agora nesta primavera parece uma boa sugestão.
    ****

    ResponderEliminar
  4. Que fotos maravilhosas, esses lugares são lindos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Obrigada. Gosto imenso de mostrar lugares onde me sinto bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Estive para ir até Colares há meia dúzia de meses atrás mas os planos mudaram, no entanto vai ter que ser uma paragem obrigatória na próxima vez que rumar ao Sul do país, pois o meu querido namorado tem um curso relacionado com o vinho e este é um dos pontos que ele quer visitar. Não sabia nada sobre Penedo e ainda bem que li isto antes de conhecer Colares, pois gostei muito do que vi nas fotos e penso ser um sítio agradável para visitar depois (ou antes) de satisfazer a vontade do homem de ver as adegas!!! :P

    Travel, Tips & Lifestyle

    ResponderEliminar
  7. Sim Daniela, o Penedo é uma aldeia inserida na Serra de Sintra e um lugar especial. É mesmo continuo a Colares e está bem sinalizada, é fácil de encontrar. Aqui há tanta coisa para ver que tenho a certeza que vão adorar a estadia a sul. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Aii... A saudade a bater... Recantos tão portugueses! Há sentimentos que só o nosso país demonstra, não saberia explicar melhor que isto. Mas é sem dúvida uma espécie de nostalgia.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Olá Mia. Percebo o que diz e fico muito feliz por poder levar um pouco do nosso país a cada um.

    ResponderEliminar