5 de dezembro de 2017

Bolo de Fubá

Tem um cheirinho delicioso, lembra o campo e a preguiça. Sabe tão bem acompanhado com um chá ou café bem quentinho enquanto não se pensa em mais nada. É para saborear devidamente, pois a sua textura fofa merece ser apreciada com a calma de um livro ou na companhia de uma boa conversa. 
 

bolos

bolo de fubá

bolos
 
Costumo fazer tendo como medida uma caneca média. Mas como poderia levantar dúvidas com o tamanho da caneca, resolvi passar a gramas. Fui colocando no copo medidor, outro acessório que utilizo em vez da balança, e assim aqui está a receita, tal como faço sempre. Este fubá comprei numa loja que descobri à pouco tempo, que serve produtos confecionados mas também vende os ingredientes para fazer os pratos típicos brasileiros. Noutra altura, teria feito o bolo com farinha de milho, que se compra em qualquer mercearia ou supermercado nacional.
 
150g de fubá (farinha de milho)
120g de farinha de trigo
1 colher e meia de fermento em pó
200g de manteiga
270g de açúcar
3 ovos
125 ml de leite misturado com 1 colher (sopa) de vinagre

Bata a manteiga com o açúcar na velocidade máxima da batedeira até obter uma mistura cremosa. Adicione as gemas e continue a bater até ter uma consistência homogénea. Aos poucos peneire as farinhas com o fermento sobre este creme e vá mexendo até estar tudo bem incorporado. Acrescente o leite que entretanto terá coalhado ligeiramente. Bata as claras em castelo e adicione a esta mistura com o auxílio da vara de arames. Suavemente para não perderem volume.

Vai ao forno pré-aquecido a 180º em forma untada e enfarinhada, durante uns 35 minutos (este tempo varia conforme os fornos).
Desenforme e… Bom apetite



Página de facebook: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário