25 de maio de 2017

Panquecas de aveia

Há uns tempos que leio sobre as virtudes das panquecas de aveia e hoje resolvi experimentar. Com poucos ingredientes e em alguns minutos fiz três deliciosas panquecas que foram o meu pequeno-almoço.

Quando entrei na cozinha nem sabia bem o que iria preparar, mas na fruteira tinha uma última banana já bastante madura e lembrei-me logo de fazer esta experiência.
Então, passo a explicar: esmaguei a banana com um garfo, coloquei num recipiente com uma porção de aveia (assim a olho deve dar uma chávena de chá bem cheia) e um ovo. Misturei tudo muito bem até obter uma consistência pastosa e cozinhei com uma quantidade mínima de manteiga. Numa fritadeira anti-aderente é mesmo para usar um mínimo de gordura.

panquecas
 
Esta massa fica completamente diferente da massa habitual de panquecas: não pode ficar líquida, tem que espalhar-se na frigideira com a ajuda da espátula de madeira. Eu optei por fazer assim, com a aveia em flocos, mas quem não gosta de sentir a textura, pode sempre colocar no copo próprio e passar com a varinha elétrica. Por fim, polvilhei com canela.

panquecas

O resultado foram estas panquecas deliciosas, fofas e muito macias. Ok, eram três, mas não podia dar a receita sem provar primeiro, certo?

Simplesmente polvilhei com canela, mas já estou a imaginar o quanto ficarão boas com mel. E posso sempre incorporar na mistura sementes de linhaça ou de chia.

Ideias não faltam, agora é fazer novas experiências e ver no que dá...
 
 
 
Página de facebook: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário