Em 1514 D. Manuel I entregou nova carta de foral a Sintra, numa acção de reforma dos forais. Faz este ano 500 anos e para assinalar a data, realizou-se nesta vila a Feira Quinhentista.
Com muita animação, comida e bebida, pretendeu-se reconstituir de alguma forma o ambiente vivido nessa época. Para isso, contou-se com a presença de artesão e artífices e barraquinhas de venda de produtos tipicos de épocas antigas.
Também a animação de rua foi uma constante. Foi bastante divertido ver pessoas trajando a rigor a interagir com os visitantes da feira, puxando-os para dançar de uma forma descontraída.
O céu ameaçava com alguma chuva. |
A pericia do oleiro. |
O trabalhar a pedra. |
Ervas secas para vários fins medicinais. |
Estive a conversar um bocadinho com esta artesã. Tem peças maravilhosas e a foto está devidamente autorizada. Só é pena é que, no meio da conversa e de tanta gente, não lhe tenha perguntado o nome ou a marca do seu produto para aqui poder referenciar. Mas fica a foto que ilustra bem o carinho e disponibilidade com que me mostrou a sua arte.
Muita animação de rua. |
Cerveja servida em púcaros até sabe melhor. |
Não coloquei todas as imagens que gostaria, pois tenho sempre o cuidado de não identificar ninguém e torna-se complicado captar imagens em ambientes cheios de gente.
Mas acreditem que estava bastante animado e que sabe bem viajar assim no tempo.
Página de facebook: aqui
Adoro esse tipo de feira... Além de aprendermos sempre mais um pouco, aproveitamos sempre pata nos divertirmos...
ResponderEliminarBjxxx