Páginas

26 de abril de 2023

Pia do Urso

Imaginem que são crianças que vão viver uma aventura. Podem sair de casa, ir brincar e percorrer trilhos pelo meio da floresta e descobrir mil e uma coisas interessantes a cada passo que dão. Depois voltam seguros para casa e ficam com uma boa recordação para sempre.

Se esta ideia vos parece boa, saibam que existe um lugar onde ela pode ser vivida. Chama-se Pia do Urso e é uma aldeia turística com um Ecoparque Sensorial, adaptado a invisuais ou pessoas com baixo nível de visão.


A visita inicia-se numa das extremidades da aldeia. Deverá ser pela entrada sul, pois existe aí um parque de estacionamento. Vamos passear ao longo de ruas com casinhas alinhadas, muitas delas com alojamento turístico e locais onde se pode fazer uma refeição, tomar uma bebida ou adquirir uma recordação. Existe um parque de merendas e à entrada da localidade, o Centro de BTT.



Um pouco mais à frente a sinalização indica o início do percurso do Ecoparque Sensorial, o que deve ser feito seguindo por um caminho definido. Nele, iremos passar por diversas instalações onde poderemos experimentar vários efeitos visuais e sonoros.





Até chegarmos ao local onde supostamente seria avistado um urso que regularmente iria matar a sede, isto há muitos anos, pois já não existem ursos em Portugal há séculos. Aliás, naquela zona as rochas formam muitas depressões, como se tivessem partes que se dissolveram, com o passar dos tempos, acabando por se formarem poças de água entre a rocha, de maior ou menor dimensão. É a própria passagem do tempo a deixar marcas no calcário.



Pia do Urso



Pia do Urso



O percurso sensorial serpenteia por entre as árvores e termina um pouco mais à frente, fazendo-nos entrar de novo na aldeia e percorrer mais umas quantas ruas bonitas.



Quem quiser, logo ao lado tem assinalado o início de um percurso muito maior, a Rota dos Moinhos que permitirá observar moinhos antigos, alguns recuperados penso que como habitação de férias. Só andei uns quantos metros e vi os dois primeiros, o Moinho do Castelinho e o Moinho do Quatro. Quem conseguir seguir o percurso irá fazer alguns quilómetros e demorará várias horas.



Pia do Urso

Pia do Urso

Pia do Urso

Pia do Urso

Seria com toda a certeza um percurso longo e interessante, mas não tive coragem. Voltei para trás e segui caminho mas começando de manhã bem cedo é possível fazer aquele percurso. Por um lado temos uma floresta densa, por outro uma zona de produção de matéria prima, mas tudo devidamente equilibrado, numa comunhão boa com o meio ambiente.



Visitar Pia do Urso na primavera é uma experiência completamente envolvente: os pássaros cantavam, havia borboletas a esvoaçar por todo o lado e o cheiro no ar entre flores e eucaliptos é algo que não se esquece nunca mais.

Pia do Urso fica na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha. Sendo na zona centro do país, a chegada é fácil por diversas vias de acesso, por isso o melhor é deixar as respetivas coordenadas, caso decidam visitar este local pertencente ao distrito de Leiria.

Coordenadas GPS: N39 35.833' W008 42.973'




15 comentários:

  1. Dearest Christina,
    What a lovely setup and an interesting walk!
    That bear is a sweet one but I have my doubts about the rather challenging walk for the blind or with low vision—those steps to walk would be rather tricky.
    Oh, you ought to stay there for several days in order to walk all the interesting routes!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I thought about that too, but the idea is to feel the world around you a little bit. I think that's why the floor is not smooth and flat.
      xoxo

      Eliminar
  2. Gostei imenso de conhecer a Pia do Urso , embora há já bastantes anos tivéssemos feito aí um piquenique de família.
    Verifico que está tudo muito mais bonito, mais verde e com as valências que indica tão importantes.
    A rota dos moinhos não conhecia. Deve ser muito interessante.
    Obrigada pela bela partilha.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amei a aldeia. Já há muito tempo que queria lá ir mas só calhou agora.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Imagens muito bonitas e interessantes! Obrigada pela partilha!
    .
    Detalhes da brisa...
    .
    Beijos, e um dia bom!

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de quinta-feira. Obrigado pela visita e comentário.
    Fotografias e excelente matéria de qualidade, minha querida amiga.
    Luiz Gomes

    ResponderEliminar
  5. Amei o post. Esse lugar é incrível para aproveitar o dia e a família. Tudo tão bonito.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar