Páginas

3 de agosto de 2023

Nisa

É sede de concelho pertencente ao distrito de Portalegre, no Alto Alentejo e é habitada desde épocas pré romanas. Pela sua proximidade em relação à fronteira, Nisa teve sempre uma grande importância na delimitação geográfica de Portugal, o que lhe permitiu receber carta de foral bastante cedo, corria o ano de 1232.
É uma vila muito rica do ponto de vista cultural e arquitetónico e quando se fala de Nisa, o nosso pensamento remete de imediato para os famosos queijos,  para a olaria e bordados. 

Nisa é uma vila pequena e que vale a pena descobrir devagar. 

Ir até ao centro histórico e a partir daí percorrer a pé as ruas e apreciar os modelos de casas tipicamente brancas, dá-nos a noção de que em cada esquina há algo para descobrir. Será útil passar pelo posto de turismo e pedir informações ou, no caso de encontrar antes um dos núcleos do museu, entrar e conversar um pouco com as pessoas que estão lá e que recebem agradavelmente os visitantes.


Praça do Município
Praça do Município

Fonte do Frade sec. XVIII

Igreja Paroquial sec. XVIII





A vila teve várias portas para entrada e defesa, das quais hoje restam apenas duas, a Porta da Vila e a Porta de Montalvão.
 
Porta da Vila

Porta de Montalvão

Continuamente a esta última, situa-se a Cadeia Nova, edifício que foi transformado em museu e onde funciona atualmente  o Museu do Bordado e do Barro, núcleo central da rede de museus de Nisa.
Estes museus são de visita obrigatória para quem quiser conhecer a arte popular da zona. A entrada é grátis e é uma excelente oportunidade para ver peças únicas e ficar a conhecer o trabalho artesanal típico da região. Neste edifício as salas foram transformadas em áreas com mostras do trabalho em olaria e bordado, tendo sido atribuído um tema por cada piso. Aqui, podemos apreciar peças de enxoval com aplicação dos bordados e rendas de bilros, assim como nos é apresentado o famoso barro de Nisa, peças utilitárias incrustadas de pedrinhas de quartzo que com muita paciência e perspicácia ocupavam horas e horas de trabalho minucioso. A arte ainda é executada em oficinas situadas na vila e no museu é explicada a técnica num piso totalmente dedicado ao tema.

Exposição temporária:


Enxoval típico



Piso dedicado à arte da olaria de Nisa





Noutra área do museu vemos trabalhos incríveis de bordado de Nisa com fotografias e peças antigas. Menos conhecida será talvez a arte de aplicação de feltro, uma técnica muito antiga, da qual resultavam trabalhos muito bonitos, como o que está em exposição.

Bordado de Nisa

Aplicações em feltro

A rede de museus divide-se por vários núcleos em edifícios separados, são quatro no total, mas só consegui visitar dois. 

O seguinte é o Núcleo do Bordado, instalado numa casa típica da região. Aqui vemos em pormenor variadas peças antigas de bordado com o seu colorido e toalhas com aplicação da renda de bilros, muito tradicional não só em zonas costeiras do nosso país, mas também aqui em Nisa. Não tenho muitas fotografias, principalmente dos bordados. Ficaram muito tremidas, a luz não me permitiu fazer melhor (e com a falta de capacidade da lente, pior ainda). Mas queria muito mostrar um pouco do que vi, daí ter acabado por incluir algumas fotos.


Traje típico da região

Tear e peças para execução da renda de bilros

O sótão da casa, recriado à época

Pátio interior, ao fundo a zona de arrumos e oficina

Aqui guardavam-se utensílios e materiais diversos
 
Rotunda em Nisa

A verdade é que Nisa não se esgota numa só visita, mas antes de rumar para casa, ainda deu para passar em Barca d'Amieira, ali mesmo à saída da vila, onde o Tejo corre por entre a vegetação, e onde foi construída uma zona de banhos e um passadiço que convida a longas caminhadas e observação da natureza à volta.

Nisa

Nisa

Foi a primeira vez que estive neste local, mas acredito que não será a última. Esta zona tem tanto para descobrir que quero voltar.

Se também gostam de descobrir cantinhos de Portugal onde o tempo corre mais devagar, onde se pode apreciar a natureza e conhecer parte do nosso património, então visitem Nisa.
Se já conhecem e quiserem acrescentar, deixam nos comentários a vossa opinião ou dicas úteis. Até breve.

Posto de Turismo
           morada:  Praça da República
           telef.:      245 410 000 (ext. 353)
           email:     turismo@cm-nisa.pt
           horário:   9h:00-12h:30 / 14h:00-17h:30


14 comentários:

  1. Grazie per questo magnifico articolo.Adorabili le case bianche!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grazie. Anche io ho trovato questo villaggio molto bello. Non lo sapevo ancora.
      Abbraccio

      Eliminar
  2. Belas fotografias da vila de Niza, que ainda não conheço e que adorei percorrer através dos seus magníficos olhares!
    Localidade e Museu muito interessantes e que merecem a pena ser visitados.
    Obrigada por partilhar.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. Não me lembro de ter visitado esse recanto, mas quem sabe não o faça
    É mesmo encantador
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Dearest Christina,
    Nisa is a GEM of village with so many beautiful crafts!
    Thanks for introducing your readers to this marvel.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  5. Bello lugar. lindos pisos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  6. Adoro Nisa!
    Há tanto para ver... 👏👏👏😘

    ResponderEliminar
  7. Lugar incrível.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  8. Que lugar maravilhoso!!!!
    Fiquei com desejo de conhecer tudo bem de pertinho
    Beijinho

    ResponderEliminar