14 de novembro de 2017

O Palácio da Pena

Localizado no cimo da Serra de Sintra, consegue ser avistado bem ao longe e também a partir dele se avistam bastantes quilómetros em redor. Famoso pela sua forma peculiar, fruto de construções em várias etapas, não admira que tenha sido considerado pela European Best Destinations como o melhor castelo da Europa, de entre uma lista de 15 opções diferentes.
 
Curiosamente, e embora seja visível ao longe, quando nos aproximamos fazêmo-lo por caminhos entre a vegetação, razão pela qual é esta a imagem mais próxima depois de uma longa caminhada e de uma paragem a meio (pelo menos para mim, que já estava sem fôlego).


Passando a entrada principal, há toda uma visita a fazer, impossível de descrever num só post. É um espaço realmente único, cheio de caminhos. corredores e pátios diversos. Respira-se uma atmosfera típica de um conto de fadas, onde vários estilos predominam num entrelaçar de edifícios coloridos e ainda fachadas cobertas a azulejo.






E por dentro? Várias salas estão abertas ao público mas a sua luz não me permitiu fotografar em condições. Sem poder usar flash e sem tripé, não ficaram apresentáveis, excepto talvez a cozinha, que é um espaço deslumbrante e nos remete imediatamente para uma época em que é fácil imaginar a preparação de banquetes reais.



Por tudo isto e por muito mais que fica por dizer, convido todos a visitar o Palácio da Pena. Aproveitem e deem também um pulinho ao Castelo de Sintra, pois existem caminhos que levam lá directamente. Preparem-se, pois provavelmente haverá vento e certamente algum frio, mas acreditem que valerá o esforço. Neste dia não estava nevoeiro e podemos apreciar a paisagem muito para além do castelo, aqui fotografado a partir do Palácio.


É assim, palácios e castelos não faltam no nosso país, e motivos para uma visita também não. Se quiserem mais informações, o site oficial tirará todas as dúvidas.
 
Gostaria de ter a opinião de quem já visitou ou espera conhecer um dia, este lugar. A caixa de comentários está à vossa espera, contem-me tudo.
 
 
 
Página de facebook: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário